Prefeitura de Aurora desenvolve o Programa Projovem, também nos distritos. Comentar

A Prefeitura Municipal de Aurora, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, vem desenvolvendo no município o Programa Projovem, do Governo Federal em parceria com a prefeitura local. O Programa de inclusão social atende no momento, aproximadamente 280 jovens entre a faixa etária de 15 a 17 anos de idade. As atividades acontecem no Centro Social Urbano (CSU), localizado na Vila Paulo Gonçalves, e funciona nas terças, quartas e quintas-feiras, nos períodos da manhã e tarde.


O Projovem Adolescente é uma das quatro modalidades do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) que atende exclusivamente a faixa etária de 15 a 17 anos. É um serviço socioeducativo, que integra as ações de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que tem por objetivo complementar a proteção social básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.


No Município de Aurora o Projovem, assiste os jovens da sede com aulas práticas de capoeira, músicas, teatro, futsal, voleibol e outras modalidades de cunho socioeducacional. Vale salientar, que brevemente as mesmas atividades serão desenvolvidas nos distritos de Ingazeiras, Santa Vitória e Tipi. O Programa atende ainda aos jovens com o fornecimento de material esportivo, lanches e vários outros acessórios para a prática do esporte.


O Projovem Adolescente articula três eixos estruturantes em seu traçado metodológico: Convivência Social, Participação Cidadã e Mundo do Trabalho. Na próxima terça-feira (20), a coordenadora do Projovem de Aurora, a psicóloga Drª Liliane Rangel Gonçalves, juntamente com toda sua equipe estará no distrito de Ingazeiras, fazendo a distribuição de material esportivo e alimentação para os jovens que integram o referido programa.


No referido distrito, o encontro acontecerá nas dependências da Escola Padre Cícero. Em virtude da necessidade que o município disponibiliza para a inserção de novos jovens no programa, a Secretaria de Ação Social, através do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), conseguiu mais 25 novas vagas para o período da tarde, no CSU.


O Prefeito de Aurora Adailton Macedo, se diz muito entusiasmado e otimista com o progresso dos jovens aurorenses que integram o Projovem. “Espero que esses jovens aproveitem da melhor maneira possível a execução desse programa em nosso município”, concluiu o prefeito.