1ª Etapa da Campanha de vacinação contra a paralisia infantil e sarampo acontecerá neste sábado, 18






O Departamento de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Aurora, que tem como coordenadora a enfermeira Janiere Maciel Mendes, realizará neste sábado, dia 18 de junho, campanha de vacinação da primeira etapa contra a paralisia infantil e contra o sarampo.

Todas as crianças menores de cinco anos, ou seja, 4 anos, 11 meses e 29 dias devem tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil. A segunda etapa será no dia 13 de agosto. Nesta data, os pais ou responsáveis devem levar as crianças novamente aos postos de vacinação para a criança receber mais duas gotinhas contra a pólio.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.

Em 2011, a campanha de vacinação contra a pólio terá uma novidade. Na primeira etapa, em 18 de junho, além das duas gotinhas contra a paralisia infantil, oito estados também vão vacinar crianças contra sarampo: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará e Alagoas. Nesses estados, todas as crianças entre um ano e menores de sete anos (6 anos, 11 meses e 29 dias) devem se vacinar contra o sarampo – mesmo que já tenham sido vacinadas antes.

O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.

Por isso os pais ou responsáveis devem procurar um posto de saúde mais próximo de sua casa para vacinar seus filhos contra essas duas doenças.

“UMA CAMPANHA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, DO DEPARTAMENTO DE IMUNIZAÇÃO E DO MINISTÉRIO DA SAÚDE”

ADMINISTRAÇÃO “O POVO CONSTRUINDO O NOVO” - PREFEITO ADAILTON MACEDO.