Juazeiro do Norte-CE: Servidores definirão nesta segunda-feira sobre greve após redução salarial

O Sindicato dos Servidores Municipais de Juazeiro do Norte, está convocando uma assembléia geral com os professores para as 16 horas desta segunda-feira, dia 09, no auditório do Centro Educacional de Referência Almirante Ernani Vitorino Aboim (Cirão) quando vai decidir se a categoria entre em greve ou não. Os professores estão revoltados com a redução em seus salários e, na manhã de sexta-feira, promoveram, manifesto na Praça da Prefeitura. De acordo com os sindicalistas, a prefeitura se comprometeu em realizar uma audiência pública para discutir a retirada do percentual de 7,86% do aumento concedido e os percentuais de gratificações estabelecidos pelo Plano de Cargos, Carreira e Re muneração (PCCR) aprovado pela Câmara Municipal e publicado pelo executivo municipal após vários meses de negociações.

O problema foi gerado quando do pagamento dos salários dos professores referente ao mês de outubro em que o município descontou os percentuais estabelecidos na lei. A dir~eção do Sindicato não aceita os argumentos apresentados pela Procuradoria de Justiça da prefeitura alegando que tais indices são ilegais e outras vantagens contidas no PCCR. Alguns professores chegaram a ter R$ 500,00 a menos em seus salários. As manifestações começaram na quarta-feira, quando uma comissão de professores foi recebida pelo Procurador Irlando Linhares. Ele manteve a posição do executivo de que após uma consultoria foi detectado este equivoco na lei e que não seria possível a continuidade do mesmo.

A informação dada pelo procurador foi questionada pelo sindicato alegando que tais indices são legais. A partir deste encontro foi firmado acordo de uma audiência pública para discussão mais ampla em torno do assunto. Todavia, os professores exigem a devolução dos valores descontados na folha até que se chegue a uma definição da legalidade ou não dos percentuais. A proposta não foi acatada pela prefeitura. Na quinta-feira uma nova manifestação aconteceu na sessão da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte.

Na ocasião foi lida uma nota oficial do sindicato que recebeu o apoio da maioria dos vereadores. O lider do prefeito na Câmara, vereador Adauto Araújo, aproveitou para ler mensagem que prevê a audiência pública a fim de discutir o assunto e apresentou uma nota explicando os resultados da consultoria mostrando os motivos que levaram aos descontos nos contra-cheques dos professores. A audiência não foi acatada pela Secretaria de Educação e os professores paralisaram at ividades na quinta e sexta-feiras.
fonte,site miseria.com