Petista reclama da demora no julgamento

O deputado Dedé Teixeira (PT) foi ontem à tribuna da Assembleia Legislativa para reiterar seu discurso de que não "se considera" enquadrado na Lei da Ficha Limpa. O petista ainda aguarda decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o registro da sua candidatura, embora tenha alcançado votos suficientes para exercer mandato pelos próximos quatro anos, na votação do último domingo.

Como teve Contas de Gestão desaprovadas quando era prefeito de Icapuí, Dedé Teixeira teve seu registro de candidatura indeferido, mas como entrou com recurso, pode participar das eleições. O petista explica que o problema ocorreu devido o atraso de um repasse para a previdência municipal que logo foi devidamente realizado.

Várias decisões isoladas de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) tornaram sem efeito decisões do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) do Ceará, que julgaram Contas de Gestão de prefeitos. No entendimento daqueles ministros da Suprema Corte, só quem pode julgar contas de prefeito, qualquer que sejam elas, é a Câmara Municipal do respectivo Município. Essas decisões dos ministros beneficiaram alguns deputados, federais e estaduais, que como Teixeira estavam com pendência em seus registros de candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral.

Aflição

Na tribuna da Assembleia, Dedé Teixeira falou sobre sua atuação enquanto prefeito de Icapuí e agradeceu o apoio que recebeu nas eleições deste ano, mas destacou a "aflição" de muitos eleitores que votaram nele e que, assim como o ele próprio, aguardam uma decisão do TSE.

Embora tenha feito o desabafo, ontem, Dedé Teixeira revelou que espera ver o seu registro deferido para que ele possa assumir, a partir de 2011, cadeira de deputado estadual. Nas eleições de 2006, ele ganhou vaga de suplente, mas em função de acordos na coligação, passou quase toda a atual legislatura exercendo o mandato.

Retorno

Dedé renovou seu compromisso com o eleitorado que o elegeu, revelou que possui uma "expectativa positiva" em relação à decisão do TSE e destacou: "Nós queríamos agradecer a todos que acreditaram no nosso projeto e dizer que temos a certeza de que estaremos muito mais fortalecidos e defendendo com mais veemência o que acreditamos".

Desde o retorno das sessões ordinárias após as eleições, grande parte dos deputados que chegam a plenário, aliados ou não, se solidarizam com Dedé Teixeira e afirmam aguardar confiantes a liberação do registro da candidatura do petista para que ele possa assumir seu mandato em 2011.

Ontem, durante pronunciamento, o deputado Heitor Férrer (PDT) fez elogios à Lei da Ficha Limpa, mas criticou o fato de os tribunais eleitorais não terem concluído as votações antes das eleições. Ele destacou o caso de Dedé Teixeira e ressaltou a quantidade de votos que o petista recebeu, 52 mil.

O deputado Fernando Hugo (PSDB) disse que é uma "vergonha" o atraso das votações e, embora tenha afirmado que não citaria nomes, referindo-se a ministros do TSE, disse que a "anarquia" referente a esses processos não podem continuar sendo aceitas pela sociedade.

Também solidarizando-se com o colega de bancada, o líder do Governo na Assembleia, deputado Nelson Martins (PT), afirmou que o deputado Dedé Teixeira teve uma "vitória política e eleitoral" nas urnas. Ele citou o problema enfrentado por Dedé, mas também mostrou-se confiante de que o petista terá o registro aceito. fonte, diariodonodeste