TRE nega registro a 29 candidatos no Ceará

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou registro de candidatura, durante a sessão de ontem, ao deputado estadual Dedé Teixeira (PT). O parlamentar foi mais um enquadrado na lei complementar 135, a Lei da Ficha Limpa. Ainda ontem, mais dois candidatos tiveram o registro negado pelo mesmo motivo de Dedé Teixeira: contas desaprovadas no Tribunal de Contas dos Municípios.




Depois da sessão de ontem, o TRE concluiu os julgamentos dos pedidos de impugnação de registro de candidatura, apresentados pelo Ministério Público Eleitoral. Ao todo foram solicitadas 43 impugnações, das quais 29 foram acatadas pela Corte e 14 foram rejeitadas, ficando portanto, os candidatos liberados para concorrer.



Todos os postulantes que tiveram o pedido de registro negado poderão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.



No Ceará, o Partido da República (PR) foi o que teve o maior número de registros de candidatos negados por causa da Ficha Limpa: Cinco postulantes, sendo estes o deputado federal Marcelo Teixeira (postula à reeleição), além dos candidatos Felipe Mota (deputado estadual), Edilmo Costa (deputado estadual), Adler Girão (deputado federal) e Ronaldo César Cidrão (deputado estadual).



Os partidos PSB, PSDB e PMDB tiveram indeferidos os registros de três de seus postulantes. Pelo PSB, o pleno do TRE-CE negou as candidaturas do deputado estadual Sineval Roque, e aos também candidatos a deputado estadual Carlos Macedo e Francisco Rodrigues Alves.



Mandatos



Já o PSDB, por sua vez, foi o partido que teve o maior número de parlamentares com mandato atualmente, que tiveram registro negado. Foram eles: os deputados estaduais Cirilo Pimenta e Nenen Coelho e o deputado federal Manoel Salviano (todos postulam reeleição aos respectivos cargos).



Os magistrados da Corte Eleitoral cearense indeferiram os pedidos de registro do deputado federal José Gerardo Arruda, o deputado estadual Neto Nunes (estes dois candidatos a reeleição) e o vereador de Caucaia Antônio Luiz Menezes (postulante a deputado federal), todos do PMDB.



PSDC, PV, PP e PT foram as agremiações que tiveram dois candidatos barrados pelo Ficha Limpa. Pelo PSDC, foram indeferidos os registros de Eduardo Florentino e José Evangelista Filho. Já o PV teve negado os registros de Marcelo Silva, candidato ao Governo do Estado, e Rubens de Castro (candidato à Câmara dos Deputados). O deputado federal Eugênio Rabelo (postulante à reeleição) e José Wilson Chaves (candidato a deputado estadual) foram os representantes do PP barrados pela Justiça Eleitoral. O ex-prefeito de Quixadá, Ilário Marques e o deputado Dedé Teixeira foram os petistas impugnados. Ainda ontem, após a sessão do TRE em que teve o registro negado, o parlamentar enviou nota às redações, por meio de sua assessoria, informando que irá recorrer da decisão.



PTN, PRP, PSL, PTC e PHS tiveram um candidato com o registro negado pelo pleno do TRE-CE, sendo estes, respectivamente: José João Almeida, Maria Bethrose Fontenele de Araújo, o deputado estadual Perboyre Diógenes, Francisco José Cunha de Queiroz e Jocélio de Araújo Viana.



Deferidos



Os demais 14 pedidos de impugnação apresentados pelo Ministério público resultaram em registros deferidos para os candidatos, que estão liberados para se candidatar. Entre eles estão: Ana Paula Cruz (PRB), André Figueiredo (PDT), Antônio Granja (PSB), Carlomano Marques (PMDB), João Ananias (PCdoB), Rachel Marques (PT) e Sérgio Aguiar (PSB).



Fonte: Diário do Nordeste