CARIRI CANGAÇO: Seculte-Aurora ultima preparativos

Com vistas aos preparativos para o Cariri Cangaço – 2010, a Prefeitura de Aurora por intermédio da sua secretaria de Cultura, Turismo e Desporto está redobrando os esforços para a realização do Seminário que abordará os ‘83 anos da passagem de Lampião por Aurora’ que será realizado na sede do município a cargo do secretário José Cícero. Na parte da tarde será a vez do distrito do Tipi onde acontece a palestra sobre ‘Marica Macedo, uma brava sertaneja’, ministrada pelo Dr. Vicente Landim de Macedo. O seminário de Aurora acontece no próximo dia 21(sábado) em dois horários, ou seja, manhã e tarde. Além da visitação aos principais espaços históricos locais tais como: antiga estação ferroviária(de 1920), o casarão do Cel Xavier(fundados de Aurora), Museu da paróquia, Sítio Ribeiro, Fazenda Ipueiras e Taveira.




Várias personalidades da temática lampônica e sertaneja de diversas partes do país já confirmaram suas presenças no evento, segundo informa a coordenação geral do CC, a frente o seu curador manoel Severo. Além de toda uma gama de especialistas no assunto, outros entusiastas do tema, também deverão prestigiar o acontecimento, a exemplo de estudantes, professores, formadores de opinião e o povo em geral, disse. Com este propósito uma equipe da Seculte-Aurora capitaneada pelo professor JC esteve visitando Juazeiro do Norte, Missão Velha e Crato, incluindo uma visita a dinâmica secretária de Cultura do Crato Danielle Esmeraldo(ver foto), bem como ao centro cultural do Araripe.



“Nossa expectativa diante deste magno evento caririense é das mais expressivas e entusiasmadas, sobretudo pela oportunidade que se abre no sentido de que possamos falar aos quatro cantos uma história que a própria história esqueceu, relacionada a conturbada passagem de Lampião e seu bando pelas terras aurorenses, a exatos 83 anos, que teve como pano de fundo a célebre invasão de Mossoró”, disse o secretário de Aurora. O prefeito Adailton Macedo em encontro ocorrido na última sexta-feira com o seu secretário de Cultura também se mostrou bastante contente diante da participação de Aurora na segunda edição do Cariri Cangaço.

fonte   blogseculte