Juazeiro do Norte-CE: Inverno terminou com perda de 80% na safra e dispara o gatilho do Seguro Safra



O inverno já se foi e deixou a marca de um trabalho perdido para a grande maioria do camponês que foi à roça na esperança de uma boa safra. Os produtores rurais que praticam a agricultura de subsistência poderiam estar vivenciando uma situação mais grave, principalmente com a falta de alimento na mesa. Em épocas assim, costumava haver saques no comércio das cidades ou invasão aos depósitos de alimentos das prefeituras.

Esse ano foi mais tranqüilo por conta do número maior de aposentadorias rurais e o programa Bolsa Família. Agora, o governo decidiu antecipar para o mês de julho o desembolso das parcelas do programa Seguro Safra. Recentemente, foi anunciado que boa parte das prefeituras estava inadimplente com o programa. Entretanto, a maioria se apressou em quitar para que os agricultores inscritos não fossem prejudicados. É que o município recolhe dinheiro para o seguro, a exemplo do produtor rural, estado e União.

O Seguro Safra só contempla os municípios com perdas acima de 50%. No caso de Juazeiro do Norte, a Ematerce e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais anunciaram 80% de perdas. Foi uma das piores colheitas dos últimos tempos. Esse ano choveu apenas 694 milímetros na Terra de Padre Cícero contra 887 no ano passado. Além disso, foram chuvas mal distribuídas no tempo e no espaço. Os veranicos atrapalharam junto com as pragas nas lavouras.

Até a recarga dos açudes foi menor e pode gerar problemas de desabastecimento na reta final do ano. Nas cidades, pelo menos o alívio de estragos menores nas vias urbanas, a exemplo do que aconteceu nas rodovias. A expectativa dos produtores rurais se renova para o próximo ano acreditando ser melhor por se tratar de um ano ímpar. Mas nem sempre as crendices populares se confirmar.