Cid Gomes diz que manifestou apoio à reeleição em almoço com Dilma


Cid Gomes, Governador do Ceará. (Foto: Reprodução EPTV)O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), afirmou que aproveitou o almoço desta quinta (8) com Dilma Rousseff, em Brasília, para dizer à presidente que apoiará uma eventual candidatura dela à reeleição em 2014.
Gomes disse que também defendeu a vaga de vice para o presidente do PSB, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Atualmente, o vice de Dilma é Michel Temer (PMDB). Na última terça, a presidente recebeu em jantar no Palácio da Alvorada lideranças de PT e PMDB com a finalidade de ampliar a parceria e ajustar a agenda política dos dois partidos.
Para Cid Gomes, porém, o PMDB já estará atendido com as presidências do Senado e da Câmara, que o partido deverá ocupar, como resultado de acordo com o PT. O PSB tem dois ministérios no governo - Integração Nacional e Portos.
“O PMDB [..], com a presidência do Senado e da Câmara, fica muito bem contemplado. Defendo que a vice-presidência de 2014 seja do PSB, que seja o nosso presidente [Eduardo Campos]”, disse Cid Gomes.
Após o almoço, o governador relatou a jornalistas, no portão do Palácio da Alvorada, ter ressaltado à presidente que, na avaliação dele, o PSB não deve lançar candidatura própria ao Planalto daqui a dois anos. Mas ele disse que advertiu Dilma que, em 2018, o partido deve apresentar candidato à Presidência.
“Coloquei a minha opinião, que é pública. O que defendo é que a gente apoie a reeleição dela. Ratifiquei que temos um projeto de poder, mas que penso que isso pode ser esperado para 2018”, declarou.
De acordo com Cid Gomes, a presidente disse compreender que os partidos políticos tenham projetos nacionais. Mas, segundo ele, pediu o fim dos atritos políticos entre PT e PSB. “Uma hora ela disse: ‘é importante que a gente tenha uma boa relação’”, contou o governador.
LulaGomes afirmou que, por ele, está encerrada a polêmica com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno das eleições municipais.
O governador disse ter ficado “magoado” com Lula por declarações que o petista teria feito contra ele, no final de outubro, durante um comício em apoio ao candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Elmano de Freitas, derrotado no segundo turno pelo eleito, Roberto Claudio (PSB).
“Gosto muito do Lula, o admiro, tenho na conta de maior liderança política do Brasil, mas eu não ficaria bem comigo mesmo se eu não fizesse publicamente o registro de que na ida dele lá (Fortaleza) - não pela ida dele, que compreendo natural - ele não precisava fazer nenhuma referência ao outro lado. Mas por mim está encerrada a polêmica”, afirmou.
De acordo com o relato de Cid Gomes, Dilma afirmou que Lula ficou “preocupado” com o episódio em razão de uma versão de que teria chamado adversários do candidato petista de “elite e oligarquia”. Segundo Gomes, Dilma relatou que Lula teria solicitado cópia de seu discurso no comício de Elmano de Freitas para checar se, realmente, criticou os aliados cearenses.
Para ler mais notícias do G1 Política, clique em g1.globo.com/politica. Siga também o G1 Política no Twitter e por RSS.FonteFabiano Costa
Do G1, em Brasília