Volta a chover em várias cidades do Cariri


Seis dias depois do lançamento do Programa Hora de Plantar, voltou a chover no Cariri. Em Crato, no pé da serra do Sítio Granjeiro, a chuva foi de 42 milímetros. No pluviômetro da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), no Centro da cidade, foram registrados 30mm.

Desceu água no do Rio Granjeiro, o que contribuiu para a limpeza do canal que estava poluído. No entanto, os técnicos alertam que a umidade ainda não é suficiente para o início do plantio. A orientação é esperar por mais chuvas.

Em Brejo Santo, onde caiu uma chuva de 48 milímetros, no Centro da cidade, também não está sendo recomendado o plantio. O técnico da Ematerce, José Dias Ferreira, informou que o inverno ainda não foi caracterizado. O momento é de preparação das terras para o plantio que deve ser iniciado a partir da segunda quinzena deste mês.

A perspectiva é de mais chuvas para hoje e amanhã. O site Clima Tempo está prevendo sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos nublado, com chuva a qualquer hora. O meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Vinícius Oliveira, esclarece que a incidência de chuvas é resultante de instabilidade em áreas de convergência. Vinícius acrescenta que a Funceme só vai fornecer a previsão sobre o inverno na segunda quinzena de janeiro.

Os pecuaristas estão desesperados com a falta de pasto para o gado. Uma das alternativas é a compra de plantios de cana-de-açúcar para salvar o rebanho. As chuvas de ontem, segundo o pecuarista Neudes Muniz, não resolve, de imediato, o problema, mas dão a garantia de que, dentro de dois meses, parte da pastagem será renovada. A expectativa é de que as chuvas tenham continuidade.

Dia de Santa Luzia

Enquanto a ciência não divulga informações sobre a próxima quadra invernosa, os sertanejos se valem de crendices e superstições. Uma delas é o dia de Santa Luzia, 13 de dezembro, considerado como um marco inicial para uma série de "experiências" e perspectivas de inverno para o ano seguinte.

Uma das experiências mais populares é a colocação de seis pedras de sal, representando os seis primeiros meses do ano (vindouro) sobre um plano, no "sereno", na noite de Santa Luzia. Pela manhã, a pedra que mais estiver dissolvida representa o mês mais chuvoso do ano que se segue. Se essas experiências derem resultados negativos, o sertanejo começa a pensar nos horrores da seca.

Essas "experiências", de acordo com Vinícius Oliveira, não possuem fundamento científico, representam muito mais que exercícios de possíveis previsões de chuva. São, antes de tudo, um traço cultural do Nordeste como, por exemplo, o dia de São José, que coincide com o equinócio.

Tábua de Chuvas

Aiuaba
97mm

Acopiara
94mm

Campos Sales
92,4mm

Porteiras
80mm

Araripe
72,2mm

Missão Velha
59mm

Potengi
51mm

Brejo Santo
48mm

Cariús
45mm

Abaiara
40mm

Fonte: Funceme

MAIS INFORMAÇÕES
Adrianosouzaaurora-ce Blogspot.com.br/
Fonte: Diário do Nordeste