Vacinação contra a poliomielite em Aurora deve superar expectativas da Secretaria de Saúde



Teve inicio na manhã deste sábado (12), a Campanha de Multivacinação da Secretaria de Saúde do Município de Aurora.

A campanha prossegue até as 17:00 hs de hoje, com atendimento em todos os postos de saúde do município. Durante esta manhã, houve uma grande procura nos postos de saúde da sede por parte dos pais, visando vacinar e garantir a saúde dos seus filhos. A criatividade por parte dos profissionais da área da saúde de Aurora chamou a atenção das crianças, assim como dos pais ou responsáveis que os acompanharam até os pontos de vacinação.



Personagens de historinhas infantis foram criados pela secretaria de saúde do município, no sentido de descontrair a criançada vacinada. Defronte o Posto de saúde do Bairro Araçá, o mais populoso da cidade, localizado a Rua Cícero José do Nascimento, foi montado um pula-pula, que acabou atraindo dezenas de crianças. Vale ressaltar, que o Brasil faz essa campanha há 30 anos e desde 1989 o vírus já está erradicado do país. Mas como ainda circula em outros países, em especial na África, a única maneira de manter a doença erradicada é investindo na imunização das crianças.



A meta do Ministério da Saúde é imunizar 14,6 milhões de crianças menores de cinco anos nesta fase. A segunda dose da vacina será aplicada em 14 de agosto. Para cada etapa da campanha, o ministério distribuirá cerca de 24 milhões de doses da vacina. A vacina contra a paralisia infantil é administrada via oral e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde. Mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente, as crianças devem tomar as duas doses da vacina durante a campanha. A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa grave que causa sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida pelo poliovírus e a contaminação se dá, principalmente, por via oral.



Crianças poderão também se vacinar contra a gripe suína

As crianças de dois a cinco anos que ainda não se vacinaram contra a gripe suína também poderão aproveitar este sábado para se imunizar. A vacina contra o vírus H1N1 só estará disponível em postos de saúde. Os pais devem procurar informações sobre locais de vacinação junto à secretaria de saúde municipal. Além disso, o ministério pede que os responsáveis aproveitem a campanha para atualizar o cartão de vacinas da criança contra doenças como coqueluche, sarampo, difteria, rubéola, tétano e rotavírus. Em geral, tomar duas ou mais vacinas no mesmo dia não oferece risco à saúde.