Câmara de Vereadores de Aurora aprova a realização do Concurso Público

A reunião foi motivada em virtude da apresentação do Projeto sobre a realização do Concurso Público, que ora estava sendo analisado e discutido conjuntamente pelo os dois Poderes. O mais importante é sabermos que temos um Prefeito, que está interessado na efetivação, o quanto antes do referido Concurso Público, esse gesto de democracia do alcaide aurorense, aberto ao diálogo e discussão, o diferencia muito de outros Prefeitos que passaram pelo o Executivo Municipal.
Na sua fala no plenário da Câmara Municipal de Vereadores falou da importância do Concurso e deixou bem claro que todo e qualquer concursado exercerá integralmente suas funções, e não admitirá que tenha no Município, funcionários ociosos, sem querer trabalhar, tendo em vista que muitos valorizam mais o salário do que o cargo que exerce. Disse ainda, que fará uma equiparação salarial dos funcionários da mesma categoria. O que merece destaque também, é a participação efetiva dos representantes do povo (Vereadores), que opinaram democraticamente, sem nenhuma restrição do gestor Municipal. No desenrolar das atividades deu toda liberdade a Câmara Municipal de Vereadores, para se posicionar da forma que achava convincente, e até mesmo fazer alguns ajustes ou correções em determinadas funções ou salários, que não estevam de acordo com o seu conceito apreciativo, tudo isso dentro de um verdadeiro clima de entendimento e consenso de ambas as partes. Estiveram participando também do evento os Secretários Municipais, que não ocasião, fizeram uma avaliação atinente ao Projeto do Concurso Público.
Segundo os mesmos, será muito importante para o Município de Aurora a efetivação desse Concurso, tendo em vista que ajudará a organizar todos os setores da Administração Municipal. Todas as discussões ocorridas no plenário durante os trabalhos, foram acompanhadas por um bom número de pessoas que compareceu a câmara, lotando as suas galerias e o auditório. A condução dos trabalhos legislativos também foi exemplar por parte do presidente, o Vereador Paulo José (PRP). Por conta do horário corrido, os parlamentares, assim como os secretários municipais, assessores e convidados almoçaram na própria câmara num oferecimento da casa. A referida sessão, entra para história do Poder Legislativo, como a mais longa de todos os tempos, haja vista, que a mesma começou as 8:00h e encerrou as 18:20h. A votação do Concurso Público em Plenário resultou na sua aprovação, e contou apenas com um voto desfavorável, ou seja, o voto do Vereador Chico Henrique (PMDB), que em sua justificativa disse: “Sempre falei nesta augusta casa que seria contra a realização de concurso público.
Portanto, não seria agora que mudaria de opinião”, concluiu o vereador. Já a votação do projeto que determina a criação do DEMUTRAN (Departamento Municipal de Trânsito) no município, foi aprovado com 5 votos favoráveis e 2 votos contrários. Votaram contra o referido projeto os Vereadores Gerismar Pereira (PSB) e Valdeci Batista (PV). O primeiro parlamentar disse que o município não estava preparado para receber o Demutran, enquanto o segundo vereador argumentou que no primeiro momento que o projeto entrou na Câmara, não havia entendido o mesmo, e que, apesar de já está por dentro do projeto continuaria votando desfavorável. Já o Vereador Francisco Ferreira Sobrinho - Erieudes (PSC) preferiu se retirar do plenário, sob a alegação de que havia sido convocado para aquela sessão, com o propósito de votar apenas o projeto do concurso público e não outros projetos. Dos três Projetos de Lei do executivo aurorense, apenas a votação do orçamento para o exercício do ano de 2010 e suas possíveis emendas, por uma questão de consenso ficaram para a sessão posterior.