3ª Conferência Municipal das Cidades do Município de Aurora, foi um sucesso







O evento aconteceu no Salão Paroquial, a Rua São Vicente, no centro da cidade, e foi promovido pela Prefeitura Municipal de Aurora, através da Secretaria de Agricultura, que tem a frente o Secretário José Dácio. Na oportunidade, foram discutidos junto a sociedade aurorense, diversos aspectos relacionados à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, bem como metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes nas cidades brasileiras; propiciar a participação popular de diversos segmentos da sociedade, considerando as diferenças de sexo, idade, raça e etnia para a formação de proposições, realização de avaliações sobre as formas de execução da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e suas áreas estratégicas.
A programação começou as 8:00h da manhã, com o credenciamento das pessoas participantes, seguido de um nutritivo café da manhã. Participaram do evento o Prefeito Municipal, Adailton Macedo; o Vice-Prefeito, Antonio Landim; Secretários Municipais; Assessores; os Vereadores Aderlânio Macedo (PSDB), Darc Landim (PSC), Valdeci Batista – Deci (PV) e Maria Iracilda (PSB); Agentes de Saúde; Representantes de Associações Comunitárias; Representante dos Empresários; Dentre outras autoridades de diversos segmentos da sociedade aurorense. A abertura oficial foi feita pelo Vice-Prefeito, Antonio Landim, que oportunamente representava o Sr. Prefeito Adailton Macedo, que encontra-se resolvendo problemas administrativos, mas que chegou poucos instantes após a abertura do evento.
Em sua fala, Antonio Landim, discorreu a respeito da importância da realização da referida conferência, haja vista, que é de fundamental importância para o progresso relacionado a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano do Município. Na sequencia, foi entoado os Hinos Nacional e Municipal, seguido das palavras do Coordenador da Conferência, José Dácio, que falou a respeito do propósito de buscar melhorias para o município, bem como destacou a forma representativa da III Conferência Municipal das Cidades. Em seguida, aconteceu a leitura do Regimento Interno do evento, que foi aprovado por unanimidade pelos participantes.
Passada a palavra ao Prefeito Municipal, Adailton Macedo, o mesmo salientou a respeito de incentivar a população aurorense a participar de forma mais constante de eventos tão importantes para o município, como é a referida conferência; falou do código de postura do município para o ano de 2010; lamentou pelo fato de Aurora não poder ser incluso no Programa “Minha Casa, Minha Vida”, haja vista, que o mesmo só atende cidades com população acima de 50 mil habitantes, mas que está lutando para conseguir junto a Caixa Econômica Federal, 230 casas para os distritos de Ingazeiras, Santa Vitória, Tipi e também para a sede do município; falou ainda, que espera que o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), possa resolver os problemas de saneamento básico da cidade, principalmente da sede, bem como o abastecimento d’água de várias localidades do município.
Na mesma ocasião, houve uma Palestra Magna, proferida pelas seguintes autoridades: José Vivaldo (Maninho de Vila), Dr. Sebastião Rangel, também pelo próprio prefeito Adailton Macedo, onde foram discutidos assuntos relacionados aos Eixos Temáticos. Através de um data show, foram apresentadas várias fotos de algumas ruas da sede, mostrando os pontos críticos e a falta de colaboração e compreensão da própria sociedade aurorense, como por exemplo: obstrução de vias públicas, através de entulhos, produtos sobre as calçadas dos comércios, carros parados em lugares impróprios, dentre outros. Em seguida, teve a formação dos grupos temáticos, onde foram discutidas e apresentadas as propostas que serão levadas para a IV Conferência Estadual das Cidades, que acontecerá nos dias, 17 e 18 de março de 2010 e conseqüentemente a Conferência Nacional, marcada para o período de 24 a 28 de Maio, também de 2010. Na mesma ocasião, foi feita a escolha dos delegados que representarão Aurora, nas conferências acima mencionadas.
Para finalizar os trabalhos, o alcaide aurorense fazendo o uso da palavra novamente, disse que gostaria muito de ter arrematado pelo menos 50 casas em um Leilão que o mesmo participou recentemente, em Fortaleza, para beneficiar as pessoas carentes do município, mas que infelizmente o processo do referido Leilão não ofereceu nenhuma oportunidade de arremate. Disse ainda, que para o exercício do ano que vem, pretende adquirir em pelo menos 30% da merenda escolar do município, através da agricultura familiar. Por fim, Adailton Macedo, fez a entrega de certificados aos participantes da III Conferência Municipal das Cidades, seguido do almoço oferecido para todos os conferencionistas.
Estamos preparando um álbum de fotos do evento. Aguarde!