Vereadores da base de oposição desaprovam criação de 45 cargos temporários para o municípiom sessão extraordinária realizada as 10:00h da manhã deste


m sessão extraordinária realizada as 10:00h da manhã deste sábado (11), na Câmara Municipal de Vereadores de Aurora, localizada a Rua Dr. Guedes Martins, no Bairro Araçá, os edis da bancada de oposição do prefeito Adailton Macedo derrubaram através de Emenda Supressiva, a criação de 45 cargos temporários de interesse da população aurorense.

Em sessão extraordinária realizada as 10:00h da manhã deste sábado (11), na Câmara Municipal de Vereadores de Aurora, localizada a Rua Dr. Guedes Martins, no Bairro Araçá, os edis da bancada de oposição do prefeito Adailton Macedo derrubaram através de Emenda Supressiva, a criação de 45 cargos temporários de interesse da população aurorense.

O teor desta matéria diz respeito ao Projeto de Lei 001/2012 de autoria do Poder Executivo Municipal,que necessita urgentemente da contratação temporária de profissionais à suprir as carências existentes no município.

Os cargos desaprovados pelos parlamentes de oposição foram: 02 vagas de médicos para mais dois programas do PSF que seriam implantados no Bairro Araçá (o mais populoso da cidade), onde os recursos seriam oriundos do próprio erário público municipal, inclusive ficando o município aguardando uma possível aprovação do Ministério da Saúde para a efetivação do mesmo em âmbito municipal, desta forma o município deixa de atender cerca de 2.031 pessoas carentes daquele Bairro; 36 vagas de acompanhantes de alunos (Secretaria de Educação), o que de fato causará um enorme prejuízo às centenas de crianças da educação infantil na faixa etária de 03 a 07 anos de idade, que se deslocam diariamente para suas escolas; e 03 vagas para o cargo de Técnico em Saúde Bucal (Secretaria de Saúde), 02 vagas para o cargo de apreendedor de animais (Secretaria de Saúde), e 02 vagas para o cargo de Inspetor de Vigilância Sanitária (Secretaria de Saúde).

Votaram contra a criação temporária dos cargos acima mencionados os seguintes vereadores: Gerismar Pereira, Francisco Ferreira Sobrinho (Erieudes), Paulo José, Darc Landim, assim como o próprio presidente da câmara – vereador Oliveira Batista) também enalteceu a desaprovação de criação dos supracitados cargos. Foram a favor da criação dos referidos cargos os vereadores Chico Henrique (PMDB) e Adarlânio Macedo (PSDB). Os edis Valdeci Bastista (Decir) e Maria Iracilda não estiveram presentes na sessão por motivo de saúde.

Presente na reunião o prefeito Adailton Macedo classificou a atitude dos vereadores da base de oposição como desumana, haja vista, que quem irá sofrer as conseqüências será a população carente do município, como por exemplo, a grande comunidade do Bairro mais populoso da cidade (o Araçá) não terá o serviço profissional de 02 médicos do PSF, como também terá a implantação do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) comprometida, até mesmo porque o próprio Ministério da Saúde exige o trabalho desses profissionais, já que o município não disponibiliza de mais nenhuma vaga na relação dos aprovados no último concurso público.

Adailton Macedo lamenta ainda o fato das sessões da câmara de vereadores serem presididas pelos edis Francisco Ferreira Sobrinho (Erieudes) e Darc Landim, uma vez que o titular responsável não tem demonstrado autoridade nem tão pouco competência para dirigir as reuniões do poder legislativo aurorense.

Concernente a desaprovação das 36 vagas de acompanhantes de alunos da educação infantil, Adailton Macedo lamenta, já que a contratação temporária desses profissionais daria mais tranqüilidade aos senhores pais de alunos no tocante o deslocamentos dos mesmos de suas residências até a escola onde o aluno estuda.

Em fim, a atitude dos vereadores que votaram contra a criação temporária dos supracitados cargos, só trará prejuízos para a classe mais necessita do município de Aurora. Todavia, fica aqui uma interrogação: Será que esses edis votaram contra o povo pela simples razão de que eles (vereadores de oposição) têm condições financeiras de usufruir desses serviços sem precisar do poder público? Ou será que foi por pura questão política, quem sabe até para satisfazer a vontade de chefes políticos?

Após o encerramento da referida sessão extraordinária, o grande público que esteve presente – deixou a sede daquela augusta casa legislativa sob um clima de muita revolta, classificando a decisão dos vereadores Gerismar Pereira (PSB), Francisco Ferreira Sobrinho (Erieudes/PSC), Paulo José (PRP) e Darc Landim (PSC) de no mínimo irresponsável.

Outro fato que também chamou a atenção da platéia presente na sessão foi a intransigência do presidente da casa – vereador Oliveira Batista, que de forma grotesca não permitiu em nenhum momento a fala do prefeito Adailton Macedo.