Secretaria de Saúde de Aurora realizará Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal neste sábado, 26

A Secretaria de Saúde do Município de Aurora, através dos Departamentos de Vigilância Epidemiológica e o de Controle de Zoonoses, estarão realizando neste sábado (26) a campanha de vacinação contra a raiva animal. Portanto, todos os donos de animais do Municipio de Aurora, devem levar o seu animal para ser vacinado. A Secretaria de Saúde de Aurora, comunica aninda que durante a vacinação dos animais, estará realizando sorteio de brindes para os animais que forem vacinados. A raiva é uma doença que acomete mamíferos, e que pode ser transmitida aos homens, portanto, é uma zoonose. "É uma doença que não tem cura, é letal se não atendida a tempo.


Somente estes programas de imunização animal, conscientização e participação efetiva da comunidade é que conseguiremos controlar a raiva animal. A melhor forma de se proteger contra a doença é vacinando os animais. Além da imunização, outras dicas de prevenção da doença são: evitar deixar o animal solto nas ruas; ao passear com seu bicho de estimação, leve-o sempre na coleira; nunca separe briga de animais; cuidados ao pegar bichos machucados; não alimente e evite contato com animais desconhecidos. No dia 28 de setembro, comemora-se o “Dia Mundial da Raiva”, que tem por objetivo o de aumentar a conscientização de toda população, além também de fortalecer a prevenção, controle e o surgimento de casos de raiva.

Sinais e Sintomas:

Os sinais e sintomas da raiva em cães e gatos são: mudança de hábitos (buscam lugares escuros), mudança de comportamento (agitação ou agressividade), dificuldade para engolir água ou alimento, salivação abundante e paralisia das patas traseiras. A pessoa que for agredida ou mordida por um animal deve lavar o ferimento com água e sabão e procurar com urgência o serviço de saúde mais próximo.

Como se Pega:

A transmissão da raiva ocorre quando o vírus antirábico existente na saliva do animal infectado entra no organismo, através da pele ou de mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, não existindo necessariamente agressão.

Recomendações:

Recomenda-se, ainda, não tocar em animais desconhecidos, com comportamento estranho, feridos ou doentes, não perturbar animais quando estiverem comendo, bebendo ou dormindo, não separar animais que estejam brigando, não entrar em grutas ou cavernas e tocar qualquer tipo de morcego (vivo ou morto) e não criar animais silvestres ou tirá-los de seu habitat natural.

O responsável pelo animal precisa cuidar: da alimentação de boa qualidade, do cumprimento do calendário de vacinação, da higiene e da proteção.

Os pontos de Vacinação em Aurora Serão os Seguintes:
Centro da Cidade: Praça da Matriz e Praça Padre Cícero

Bairro Araçá: Entre a Rua Bela Vista e a Marica Leite nas próximidades da Policlinica e ainda, na Praça do Colégio Monsenhor Vicente Bezerra.

Aurora Velha: Capela de São Benedito e na Secretaria de Educação (antiga Cnec)

Vila Paulo Gonçalves: Praça em frente ao Colégio Estadual

Vila Freire: Em Frente a Casa de Shows e Eventos

                                  Vamos Eliminar a Raiva!

                                 Amigo de Verdade Vacina!

 
 

http://blog adriano sousa